AVISO IMPORTANTE:

* Nossa casa fica em Porto Alegre (RS), Av. 21 de Abril, 1385, Vila Elizabeth, Bairro Sarandi. * Dia 4/3/23 não haverá Gira (trabalho externo) * Dia 11/3/23 voltamos ao horário normal das Giras de Pretos Velhos, aos sábados, 15h

terça-feira, 24 de maio de 2011

Salve Santa Sara Kali, Padroeira Universal do Povo Cigano!


Imagem de nosso congá

Em 24 de maio é comemorado o dia de Santa Sara Kali.

Os ciganos são místicos por essência e trazem latente na alma a religiosidade e o amor pelas divindades e, dentro do seu mundo espiritual, mantém seu equilíbrio e harmonia cultuando Santa Sara Kali.

Uma das lendas nos conta que os inimigos de Jesus condenaram por diversas artimanhas as três Marias: Maria Madalena, Maria Jacobé (mãe do apóstolo Tiago Menor) e Maria Salomé (mãe de São João). Elas deveriam ser jogadas ao mar numa barca sem remos ou provisões, acompanhadas tão somente de uma das escravas de José de Arimatéia, Sara, a kali (que em sânscrito, quer dizer 'negra').
Desesperadas, as três Marias puseram-se a orar e a chorar. Aí então Sara retira o diklô (lenço) da cabeça, chama por Kristesko (Jesus Cristo) e promete que se todos se salvassem ela seria escrava de Jesus e jamais andaria com a cabeça descoberta em sinal de respeito.
Milagrosamente, a barca sem rumo e à mercê de todas as intempéries, atravessou o oceano e, entre os dias 24 e 25 de maio, aportou numa praia próxima a foz do Rio Petit-Rhône, onde hoje se encontra a igreja de Saintes-Maries-De-La-Mer (Santas Marias Vindas do Mar), um lugar de peregrinação e de culto para Santa Sara Kali, que foi quem converteu os ciganos para o Cristianismo. Sara cumpriu a promessa até o final dos seus dias.
Em Les-Saintes-Maries-de-la-Mèr, Sarah foi aos poucos ganhando fama de amiga e defensora dos ciganos da redondeza. Quando faleceu já corriam boatos sobre sua santidade.
Os ciganos a procuravam para que os abençoasse com saúde e prosperidade.
As mulheres pediam a graça de ter filhos.
Uma cigana tem na gravidez e na concepção o grande milagre de sua vida. Uma vida sem dar à luz é uma vida vazia, inútil, incompleta. Quanto mais filhos uma cigana der à luz, mais valorizada ela será pelo seu povo. Será também considerada uma pessoa com muita sorte. A maior praga rogada contra a mulher cigana é desejar que ela não tenha filhos. Grande ofensa é chamá-la de “dichúco” (ventre seco).
Com Sara nasceu a tradição de toda mulher cigana casada usar um lenço que é a peça mais importante do seu vestuário: a prova disto é que quando se quer oferecer o mais belo presente a uma cigana se diz: Dalto chucar diklô (Te darei um bonito lenço).

Podemos notar que nesta lenda Santa Sarah Kali não era uma cigana de nascimento, mesmo assim ela é aclamada pelo Povo Cigano como Rainha dos Cigano, Protetora dos Ciganos e outros.
Embora conste sua canonização pela Igreja Católica, em 1712, a Pastoral dos Nômades (http://www.pastoraldosnomades.org.br/site) não confirma.


Imagem em Saintes-Maries-De-La-Mer
PRECE

Povo cigano
Povo errante, que vem do Oriente
Salve sua Força
Salve sua Luz
Povo que trilhou verdes penedos
Atravessou os cascalhos de rios cantantes
Coroados pela luz das fogueiras
Iluminados pela claridade do luar
Movidos pela antiga e mística Magia
Cuja sabedoria oculta
Traz a visão e os números
A arte de ler mãos e almas
Povo encantado
Povo marcado…….
Tens sob a alegria estes olhos tristes
Sob as vestes coloridas o coração dolorido
Quantos foram perseguidos e colocados sob grilhões…
Pois prender um cigano é decretar-lhes morte
Quanta superação, tanta riqueza de saber da alma humana
Ah, Povo cigano, com seu riso
Seu orgulho e altivez,
Elucida nossas mentes
Abra nossas almas
Desimpeça nossos atos
Livre-nos de todo o medo
Ensina-nos também
A dançar, cantar, viver de um amanhecer a outro
Dá-nos forças de cumprir nossos desígnios
Segue conosco nesta senda de incógnitas
Ajude-nos a desvendar estes mistérios
Resolver nossas próprias contendas
Termos fogo no olhar, vivacidade no sorriso
E Amor no coração
Salve Povo Cigano
Salve Sarah Khali!!!!!!!
OPTCHÁ!!!!!!!!
(autor desconhecido)




2 comentários:

  1. Candida

    É realmente um dia especial - Graças a Santa Sara e as preces que fiz a ela consegui engravidar = ela é maravilhosa assim como todo o povo cigano. OPcha!!! Leticia Alfaro

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de ler sobre nossa querida protetora. Vou copiar a oração e aproveito para divulgar o blog. Bju.

    ResponderExcluir