AVISO IMPORTANTE:

* Nossa casa fica em Porto Alegre (RS), Av. 21 de Abril, 1385, Vila Elizabeth, Bairro Sarandi. * Dia 4/3/23 não haverá Gira (trabalho externo) * Dia 11/3/23 voltamos ao horário normal das Giras de Pretos Velhos, aos sábados, 15h

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Diferença entre as Ciganas e as Pomba Giras Ciganas

Os Ciganos trabalham em todos os “lugares”, são livres para trabalhar e precisam dessa liberdade para sua evolução.
Os Ciganos não trabalham a serviço de um Orixá específico, eles respeitam os Pais e Mães Divinos dos médiun, por isso não são guardiões de um terreiro. Essa linha trabalha em paralelo e conjugada com as demais, onde o seu compromisso primeiro é com a caridade e não com nenhuma outra linha específica. 

Os Ciganos são protetores e não guardiões. 
Podem trabalhar dentro da linha de Exu porém sem função de chefia e de guarda. 
Já os Exus Ciganos e Pomba Giras Ciganas são Exus e Pomba Giras como outros quaisquer, exercendo todas as funções que qualquer Exu e Pomba Gira exercem. 
Em resumo: Cigano é uma coisa, Exu Cigano é outra. Eles têm funções diferentes, embora a mesma origem cigana. Os Ciganos se manifestam nos terreiros de Umbanda, justamente por ela ser uma religião aberta e dar liberdade para qualquer linha de trabalho que venha fazer caridade.
Por serem muito alegres, os médiuns começaram a se fascinar e ter excesso de culto por essa Linha. Aí começaram as vaidades, as roupas enfeitadas, bebidas, fumos, danças, firmezas, assentamentos, jogos em casa ou até mesmo no terreiro, e assim, infelizmente, muitos espíritos que ainda estavam em “desenvolvimento” para ingressar nessa Linha se perderam junto com os médiuns, e hoje podemos ver os absurdos que são feitos usando o nome de entidades de luz.
Lembrem sempre que todas as entidades são iguais, trabalham juntas em um único objetivo, a Caridade.
Pensem: a árvore para dar frutos e sombra precisa da água para germinar a terra, da terra para poder se fixar, ter um porto seguro e poder ter vida, do vento para espalhar suas sementes e assim formar uma mata, do calor do sol para o crescimento das sementes.

Agora vou mostrar como isso funciona dentro de um terreiro de Umbanda.
O médium precisa de um(a) dirigente espiritual para ajudá-lo a se desenvolver, do terreiro como um porto seguro para incorporar as entidades, de estar harmonizado com o alto para expandir a caridade, de estar equilibrado para doar energia e poder ajudar uma pessoa necessitada.
Cuidado:
Tudo em excesso pode ser destruidor.
Se há amor em excesso, há ciúmes e possessão,
Se há ódio, há morte,
Se há fascinação, há vaidade,
Se há alegria em excesso, há inveja,
Se há tristeza em excesso, há depressão,
Se há culto em excesso, há fanatismo.
É preciso que tudo na vida esteja bem equilibrado, e o equilíbrio tem um nome que se chama Umbanda. Umbanda é a paz interior, é fazer caridade ao desconhecido, é o amor pela vida e pelo próximo. Umbanda é luz, vida e amor.




CIGANAS
As Ciganas são muito queridas nas giras desta linha,e são entidades livres, que não costumam baixar em giras que não sejam específicas do seu Povo Cigano.
A Ciganas dançam de forma suave, sem muitas volta, sorriem sempre, mas não costumam gargalhar como as Pomba Giras.
Adoram conversar, ler mãos e jogar cartas…
Estão sempre dando palavras de conforto e de esperança, pois elas conhecem a vida como ninguém.
Os Ciganos trabalham com os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.
Nem sempre esses elementos são usados de uma só vez, não precisam diretamente dos mesmos, podem plasmá-los perfeitamente usando o ectoplasma do médium.
Para um Cigano poder trabalhar em prol da caridade não é necessário um baralho, uma taça de vinho, ou qualquer outro elemento. Eles podem usar e usam elementos da natureza em alguns trabalhos, entretanto, quando estão incorporados nos médiuns, a energia de trabalho e o próprio corpo do médium limitam a visão e o campo de ação da entidade.
POMBA-GIRA, A GUARDIÃ:
Entidades que se manifestam nos cultos de matriz africana, as Pomba Giras são personagens bastante populares. Tanto as Pombas Giras quanto os Exus representam nossos bons companheiros, velhos “compadres e comadres” sempre prontos a nos ajudar. Também são conhecidas como vencedoras de demandas, das guerras, mulheres cheias de méritos que em seus pontos cantados sempre levam um tom sensual.
A Pomba Gira é a geradora do desejo, fundamental em nossas vidas, e pode ser ativada tanto para ajudar como para diminuir em determinada pessoa, de acordo com a necessidade que for demonstrada.
A morada das Pombas Giras está nas encruzilhadas em forma de T e cemitérios. Costumam trabalhar com a parte etérea das bebidas alcoólicas como aguardente, rum, whisky, licores e champanhe.
A Pomba Gira é uma entidade que está bem próxima a nós, encarnados; possuiu uma vida no passado que lhes permitem auxiliar nas áreas mais difíceis para as pessoas comuns: a vida emocional, o amor e a felicidade. Elas têm acesso às dimensões mais próximas do mundo da Natureza: os instintos, as aspirações e os desejos. O mais importante é compreendermos que são espíritos em busca de evolução, por isso, trabalham SEMPRE PRATICANDO O BEM, pois só assim poderão subir os degraus da ascenção espiritual.
Os grupos dos nossos amigos guardiões que mais se destacam nos terreiros, a falange do “Povo da Rua”, como carinhosamente são chamados esses espíritos amigos que sempre estão a postos para o caso de um pedido de ajuda, geralmente se divide em Exus e Pombas Giras das encruzilhadas, do cemitério e da natureza. É comum o uso de preto e vermelho para os exus e pombas-giras.

93 comentários:

  1. explicacao muito boa gostei muito nao entendia muito bem dessa parte cigana cultuo minha cigan e meu cigano em casa e meus guardioes no quintal e muito bom poder aprender mais com quem realmente sabe parabenssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  2. O que tem de parecido ou igual a uma cigana e uma pomba cigana
    quais são suas caracteristicas elas podem ser duas ao mesmo tempo?

    ResponderExcluir
  3. Um mesmo espírito pode sim trabalhar na gira de Ciganos com a energia Cigana e na Gira do Povo da Rua com a energia do Povo da Rua, dependendo da necessidade do trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, seria possível um espirito cigano do oriente se desdobrar e trabalhar como pomba gira cigana? Aconteceu comigo isso e me deixou muito intrigada. Sou médium em desenvolvimento e minha cigana tomou a frente na parte de exu até a real energia dos guardiões se firmarem...

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe Deka, mas este tipo de 'simpatia' não combina com nosso pensamento.

      Excluir
  5. gostaria muito de saber quem foi pomba gira maria cecilia e que falande é.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Rita! Não conheço esta falange, por isso não poderei ajudar.

    ResponderExcluir
  7. é muito importante essas explicações parabéns que ÓXALA nos guarde de todos os malis

    ResponderExcluir
  8. gostaria de saber se tem alguma cabocla chamada martinha?mi ajude abraço.............

    ResponderExcluir
  9. Por favor, pode me esclarecer melhor sobre a Pomba gira cigana? ela é cigana que vem na gira de EXU? ela dança como cigana? Pergunto isso porque trabalho com o exú maré que é o de frente e depois de muito tempo, faz umas duas giras ela vem se manifestando, a principio acho que é a Pomba gira da praia, mas sinto uma energia cigana, fiquei confusa.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Em se tratando de entidades, não existem regras. A Pomba Gira Cigana é uma Cigana que vem sim na linha do Povo da Rua. Como ela dança, como ela trabalha, com o tempo ela irá lhe mostrar. No mais, o dirigente espiritual do seu Terreiro está mais habilitado a responder suas dúvidas. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  11. Estou me desenvolvendo e hoje eu cambono o PAI da casa "dirigente" está sendo ótimo mas aconteceu um fato que agora me intrigou ele pediu p/que eu chamasse a minha moça ai me vi dançando somente c/as mãos, e ele pediu p/ puxar o ponto da maria mulambo e dancei levemente ao redor da consulente e agora estou confusa será q tenho a maria mulambo

    ResponderExcluir
  12. Qual é o livro do Fábio Freitas que conta a história da dama da noite?

    ResponderExcluir
  13. Como o exu cigano trabalha ? E se veste ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada espírito é único. Trabalha e se veste conforme suas características únicas também.

      Excluir
  14. preciso da ajuda de vocês. Vocês conhecem uma entidade chamada Maria dos ouros de Badé? Preciso saber alguma coisa a respeito dela . Aguardo seu retorno.

    ResponderExcluir
  15. E possivel qe uma pessoa faca mal pra minha familia, e no dia da cigana ela tentar falar comigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure uma casa de confiança para esclarecer suas dúvidas.

      Excluir
  16. Olá, Eu nunca frequentei terreiros mas minha a vó materna foi durante muito tempo da umbanda. hoje idosa não tem sofre de alzheimer
    Eu sempre desde muito criança sempre tive alguns dos mediúnicos, mas nunca tive a oportunidade de desenvolvê-los. Desde muito cedo quando ainda era criança sentia muito desejo e tinha fantasias ligas ao conforto material e a luxúria. Mas fui obrigada a reprimir meus desejos, motivada pelo medo e pelo preconceito, anulei minha verdadeira personalidade. Isso me trouxe muitos problemas em todas as áreas da minha vida. Apenas hoje com 33 anos penso que sempre tive uma entidade ao meu lado que não era do mal como fui levada a acreditar e que poderia me ajudar a ser feliz. Não sei lidar com essa força, ainda tenho medo mas hoje entendo que é o que deve ser feito, preciso assumir isso. Se puderem me dar uma orientação eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa procurar uma casa de confiança para esclarecer estas dúvidas. Não damos consulta via internet.

      Excluir
  17. olá gostaria de saber se existe exu joão caveira do cruzeiro e se ele pode fazer par com a pomba gira cigana das sete encruzilhadas ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe. Com quem ele trabalha, varia. Não existe um padrão.

      Excluir
  18. Quero saber sobre o nome cigana puerê? Sei que minha cigana é do pandeiro e es uma puerê, porém tem varias outras puerês também, isso seria mais ou menos uma falange ou é o próprio nome?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Assim como existem diversos espíritos que trabalham com o nome de Pai Joaquim, Ogum Beira Mar, Exu Caveira, etc... tem vários que trabalham com o nome Cigana Puerê.

      Excluir
  19. tenho uma guardiã que me acompanha D Maria Mulambo sempre quis saber como ele era e um dia a noite qdo fui dormir, escutei no corredor do quarto onde eu estava dormindo um barulhão parecia uma cavalaria, qdo eu virei pro lado vi uma mulher sentada na cabeceira da cama cabelos longos encaracolados negros, usando uma capa de cetim roxa e com uma fita na cabeça com se fosse uma tiara e ela me falou queria saber quem sou eu e me falou o nome e sobrenome falou 3 vezes e sumiu eu imediatamente peguei um papel e anotei e trago ela guradado dentro de minha carteira, gostaria de saber se é possivel uma entidade nos passar nome e sobrenome de batismo qdo encarnado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Possível é, desde que tenha um motivo para isto. Procure um Terreiro de sua confiança (ou de alguém que confie) e esclareça suas dúvidas.

      Excluir
  20. ola td bem, apouco tempo descobrir que tenho cigana esmeralda, ela é cigana ou pomba gira cigana.fico no aguarde obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela! Não conheço gira com nome de Esmeralda, porém existe sim Ciganas com o nome de Esmeralda. Para tirar esta dúvida, somente perguntando a ela ou ao dirigente do Terreiro que você trabalha/frequenta. Abçs

      Excluir
  21. ola boa tarde..a uns 3 dias descobri que tenho uma pomba gira... escondida no meu quadro do quarto..nao sei nada sobre ela,..uma pessoa veio visitar minha casa e entrou no meu quarto aonde eu estava me arrumando e me disse ..logo sentiu a presença dela..queria saber mais sobre isso o que o senhor me responde.a respeito disso o que ela faz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Infelizmente não é possível responder suas questões assim, via internet. Sugerimos que procure um Terreiro de Umbanda da sua confiança (ou de alguém que você confie) e esclareça suas dúvidas. Boa sorte!

      Excluir
  22. parabéns,apreendi bastante sobre a vida dos ciganos.sinto que sempre existiu uma pombagira dentro de mim,em meu quarto tenho um altar da minha mãe pomba maria padilha,e sempre ela atende meus pedidos mas nunca esquecendo de fazer minhas oferendas

    ResponderExcluir
  23. Ola tenho uma cigana não sei muita coisa ela gosta de saia com varias camadas gostas de joias perfumes adora vermelho e ri como uma gira voce pode me ajudar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, Yasmin. Informações sobre a 'sua' Cigana, você só poderá obter em uma casa séria, onde ela mesma poderá te passar estas informações. Abçs e boa sorte!

      Excluir
  24. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  25. Boa Noite ,Cigana da estrada é pomba gira ou é do oriente,saber me informar algo sobre ela? Grata....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola...Cigana da Estrada e do Oriente ....Pombagira Cigana da Estradae da linha de Exu....

      Excluir
  26. Ola, eu frequento um centro espirita e ja senti umas vibraçoes e quando canta pra cigana eu sinto meu corpo remexendo, queria saber se numa festa onde canta.pra elas,elas dependendo de quem seja ou mesmo que seja a primeira vez.

    ResponderExcluir
  27. Gostaria de saber se existe cigana que se identifica como "Ciganinha linda da beira de estrada"

    ResponderExcluir
  28. olá,trabalho numa casa de umbanda,com exu caveira,pombogira sete gargalhadas e cigana da estrada .muitos pergumtam o nome da cigana,mas sempre responde cigana da estrada .É possivel ela ter outro nome?VCS PODEM ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se VC trabalha na Umbanda, o seu dirigente é a pessoa mais indicada para lhe esclarecer.

      Excluir
    2. Se VC trabalha na Umbanda, o seu dirigente é a pessoa mais indicada para lhe esclarecer.

      Excluir
  29. É uma cigana desgarrada do bando e por isso tornou-se pomba gira.

    ResponderExcluir
  30. Olá gostaria de saber se tem um poba gira do ouro ela é uma cigana..... Por favor me ajudem

    ResponderExcluir
  31. Gostaria de saber a historia da pomba gira cigana soraya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Os espíritos são diferentes e cada um tem sua história. Para saber a desta Pomba Gira, em especial, você terá que perguntar a ela. Abçs

      Excluir
  32. O que seria a Pomba gira Cigana

    Por que ela virou Pomba gira???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Emmanuel!

      Quando um espírito integra uma Falange de Trabalho na Umbanda, seja ela qual for, é porque foi autorizado e treinado para isso. A escolha sempre será dele, de acordo com suas afinidades e/ou necessidade de resgate. O trabalho das Pombas Giras é fundamental na Umbanda, e de muita responsabilidade. A Pomba Gira Cigana é o espírito de uma Cigana que trabalha com o Povo da Rua, na linha das Pombas Giras.

      Excluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  34. Dou.médium e trabalho com s pomba gira cigana do cabaré que sempre dá o nome de cigana rainha do cabaré e trabalha ns linha dr exu e ns linha da cigana. Me esclareça se há alguma coisa errada.

    ResponderExcluir
  35. Eu gostaria de saber um pouco mais sobre esses assuntos. Descobri há pouco minha mediunidade, não sei lidar ainda com isso. Descobri meus orixás, cabocos e exus. Não aceitei bem no início, levei até uma surra por falta de respeito.
    Poderia me falar sobre o Tranca rua das Almas, pomba gira cigana, Pena Branca, Jaciara, Oxum e Xangô.??
    Preciso saber como agradar e das dietas e oferendas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todas estas informações VC deve obter na casa onde trabalha. Se não lhe esclarecerem, mude de casa.

      Excluir
  36. Olá boa tarde minha mãe trabalha com a pombo gira cigana da estrada ela um dia virou e falou q eu tenho a ciganinha menina. Gostaria de saber como posso agradar.

    ResponderExcluir
  37. Pergunte a ela,ou à de sua mãe,os espíritos,como as pessoas encarnadas, são diferentes. O q agrada um,não necessariamente agrada outro.

    ResponderExcluir
  38. Prazer Mãe Cândida Camini. Me chamo Wesley. Tenho como Exu homem:Seu marabô. Sou filho de Oxaguian. Não fiz minha raspagem "Por não se sentir pronto e preparado para essa responsabilidade"Bom vim falar com a senhor através de seu blog referente a uma informação. Gostaria de saber um pouco mas sobre minha pombo-o-gira.Não sei muito sobre ela veio algumas vezes Caraterísticas dela ela e sorridente,Alegre,Brigona,Gosta de dançar,Cantar.Queria saber se a senhor poderia me insinuar qual poderia ser a minha pombo-o-gira. Bom deixarei meu email caso a senhora possa me dar umas dicas ficaria grato. "wesleyruani19@gmail.com" Agradeço desde Já .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe, Wesley, mas este tipo de atendimento só damos no Terreiro, pessoalmente. Procure um de sua confiança ok? Boa sorte!

      Excluir
  39. Olá, boa noite, gostaria muito de saber sobre a cigana Samara do oriente.Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Casa espírito é único, em sua própria história. Para sabê-la, terás que ouví-la de própria Cigana.

      Excluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. como fico sabendo se tenho uma pomba gira e qual é?

    ResponderExcluir
  42. Procure um Terreiro de confiança, eles irão lhe orientar a respeito.

    ResponderExcluir
  43. Pombas-giras cigana aceitam cortes, pode matar pra elas ou nisso são iguais os ciganos, não aceitam matança?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  44. Onde ica esta casa Pai Joaquim de Cambinda em Porto Alegre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noie. Envie e-mail para casapaijoaquimdecambinda@gmail.com e lhe enviarei o endereço ok? Abraço.

      Excluir
  45. Ola minha duvida é nao sei se tenho uma cigana e uma pomba gira ou é uma so pomba gira cigana a mesma? Pois compro coisas para cigana , mas nao sei se posso dividir com a pomba gira , tipo aneis brincos, e quem pode me orientar isso, ja perguntei a uma cigana q nao me respondeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A melhor orientação sempre virá da própria Cigana ou do Dirigente do seu Terreiro.

      Excluir
  46. Olá, o texto é excelente e eu gostaria que me tirasse uma dúvida, queria saber um pouco da Pombagira Cigana Sete Sais e em quais linhas ela roda? aguardo uma resposta desde já obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para saber sobre o trabalho de qualquer espírito, o ideal é perguntar diretamente a ele ok? Qualquer outra explicação seria muito genérica e não necessariamente o que você quer saber.

      Excluir
  47. Olá, gostaria de saber se você sabe algo sobre a pomba gira Lusitana. Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  48. oi bom dia! estou com muito amor e dedicação cuidando de uma cigana do oriente dentro da minha casa e ainda não montei um altar para ela e claro um cigano também, eu devo oferecer cigarros ou não para ela ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hellen, não trabalhamos desta forma. Não oferendamos às entidades, a não ser nosso amor e dedicação à prática da caridade.

      Excluir
  49. gostaria de saber como imantar uma taça e objetos para um altar cigano, teria como me passar esta informação ? desde já lhe agradeço muito, e na verdade só para constar eu sou uma transexual e atendo pelo nome de Hellen, abraços !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que se você tem um altar cigano, ou pensa em montar um, deve ter um(a) Cigano(a) lhe orientando sobre isto, ou uma Casa séria que possa lhe dar toda e qualquer orientação. Cada entidade tem uma forma de trabalho.

      Excluir
  50. Oi tenho uma dúvida eu tenho um exu gira mundo da encruzilhada e eu descobri recentemente que eu tenho uma cigana so não sei se ela é do oriente ou da estrada etc... mais minha dúvida é se é possivel um exu do encruzilhada ser casal cm uma cigana?

    ResponderExcluir
  51. Olá! Os espíritos podem , sim, ter seus (suas) companheiros (as) no astral. Mas a história de cada um é muito particular. Não existem regras para este caso. Abç

    ResponderExcluir
  52. Oi, tudo bem? Geralmente a cigana do pandeiro casa com quem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! No nosso entendimento, não existem regras neste sentido.

      Excluir
  53. Olá! É possível ter conhecimento do nome da nossa cigana protetora através do ano de nascimento e decanato? Fiz uma consulta via tabela divulgada na internet e resultou na Cigana Conchita. No caso, a Cigana Conchita é minha cigana protetora, ou essas consultas via tabela de internet não são tão confiáveis? Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  54. Olá! Gostaria de saber sobre Cigana Soraya do Oriente. Obrigada

    ResponderExcluir