AVISO IMPORTANTE:

* Nossa casa fica em Porto Alegre (RS). Para maiores informações, contate-nos via e-mail.




sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pai de Santo, Zelador de Santo na Umbanda?

Por Cândida Camini

Temos visto por aí muitos chefes de Terreiro de Umbanda intitularem-se Pais/Mães de Santo ou Zelador(a) de Santo.
Qual o significado desta expressão?
Babalorixá, termo africano = Pai de Orixá ou Zelador de Orixá
Quem zela, cuida, quem cuida, é pai, daí Pai de Santo (Orixá), adotado pelos brasileiros.
No nosso ponto de vista, ninguém é Pai ou Mãe de Santo, todos somos sim, filhos de Santo.
O termo Zelador de Santo se apropria mais ao Candomblé, ou Nação, onde o responsável pelo Terreiro tem a responsabilidade de cuidar, zelar pelas firmezas dos Orixás dentro do Templo.
Na Umbanda, usamos o termo Dirigente Espiritual ou, muito em voga atualmente, Sacerdote de Umbanda, que são aqueles médiuns que estudam e se preparam em cursos de Teologia Umbandista para dirigirem um Terreiro.
Porém, não há curso ou faculdade que transforme em pouco tempo um médium despreparado para dirigir um Terreiro. Mais do que cursos, livros e normas de trabalho, são necessários muitos anos de prática Umbandista, aliados à humildade e ao verdadeiro desejo de auxiliar o próximo, sem esperar nada em troca.
Os verdadeiros comandantes de um Terreiro de Umbanda, devem ser os espíritos que são responsáveis pelo trabalho que ali se realiza.

O Dirigente Espiritual, encarnado, deve ter em mente que ele nada mais é do que um intermediário entre o mundo espiritual e o material e deve estar bem preparado e disposto a cumprir esta missão, servindo de exemplo aos filhos do terreiro que dirige.

15 comentários:

  1. uma filha de santo que nao e batisada na umbamda pode ser mae pequena ?

    ResponderExcluir
  2. Desculpe, Natan, mas na Umbanda que praticamos não existe este cargo, não saberia lhe dar esta resposta.

    ResponderExcluir
  3. que cargo e simplificado com ess umbamda

    ResponderExcluir
  4. Fui coroada umbanda e já trabalho a bastante tempo posso ser uma dirigente ou preciso de preceito pra isso

    ResponderExcluir
  5. Para ser dirigente de um Terreiro, é preciso primeiro muita experiência e maturidade na religião. Ninguém melhor que o Dirigente do seu Terreiro para lhe orientar a respeito.

    ResponderExcluir
  6. Eu sai da minha casa estou aprendendo indo ao alguns terreiros. Por isso queria mais informação. Obrigado pela ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Ah, ok, entendi. Bem, então, ninguém melhor que seus guias para lhe orientar. Confie neles. Se você ler a nossa história aqui mesmo no Blog, vai entender o que estou falando. Nunca imaginamos que teríamos nosso próprio Terreiro e nem nos achávamos capazes disto. As coisas foram conduzidas naturalmente e aos poucos, conforme você pode ler aqui neste link http://casapaijoaquimdecambinda.blogspot.com.br/2011/04/1-aniversario-de-inauguracao-da-nova.html
    Abçs, e boa sorte!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde. Tenho uma pergunta, o cunhado do meu marido se diz pai de santo e disse a ele que os orixás abandonaram o meu marido e a mim porque eu não deixei que eles eduquem a minha filha de dois anos por mim, não concordo com muitas coisas que fazem e me afastei deles. Por esse motivo meu marido acredita que nossos caminhos estão fechados e estamos sem proteção e que as velas que acendo aos orixás não tem validade. Pode me dar uma luz a respeito disso por favor, porque eu não acredito nessas coisas que eles dizem e continuo rezando com minha fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um acredita naquilo que sua evolução permite. Simples assim. Se você não concorda com estes procedimentos, siga sua fé e seu coração.

      Excluir
  9. oii, visitei esse site em procura de respostas por mais que eu n seja da umbanda eu tenho uma amiga que é praticante e médium aprendiz por mais q eu sei q seremos eternos aprendizes sei que para falar sobre a religião normalmente é uma pessoa de dentro dela e tem coisas acontecendo que não consigo entender por isso se for possível gostaria que alguém que entendesse pode-se me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Você precisa procurar um Terreiro (talvez o que esta sua amiga trabalha). Lá é o melhor lugar para você buscar as respostas. Se for de Porto Alegre, envie um e-mail e lhe darei as informações de como chegar aqui. Boa sorte!

      Excluir
  10. Olá! Eu tenho numa dúvida sobre as hierarquias: todo filho de santo se torna Pai de Santo? Um ogã pode chegar a ser Pai/Mãe de Santo e passar a incorporar?

    ResponderExcluir