AVISO IMPORTANTE:

* Nossa casa fica em Porto Alegre (RS), Av. 21 de Abril, 1385, Vila Elizabeth, Bairro Sarandi. * Dia 4/3/23 não haverá Gira (trabalho externo) * Dia 11/3/23 voltamos ao horário normal das Giras de Pretos Velhos, aos sábados, 15h

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Nossa Sª Aparecida e os Pretos Velhos

Eu sei, eu sei que o dia já passou, mas sempre é tempo de falar de fé.
Não sou uma especialista em história, mas ouvi/li por aí e achei bem interessante.
Lá pelos idos de 1717, no Vale do Paraíba, SP, alguns pescadores ao puxar a rede só conseguiram 'pescar' o corpo de uma imagem de Nossa Senhora. Ao lançar e puxar a rede novamente, 'pescaram' a cabeça da imagem.
Na época era costume jogarem ao rio as imagens quebradas.
Era uma imagem de argila e, pelo ação do tempo e da água, bastante escurecida.
Os negros da época, cansados de ouvir dos brancos que negro não tinha alma, consideraram o achado da imagem de uma Nª Senhora negra, uma mensagem de Deus, para afirmar a todos que os negros tem alma sim.
E a Santa foi batizada de Nossa Senhor Aparecida e levada para a casa de um dos pescadores, até que por volta de 1734 o vigário de Guaratinguetá, SP, construiu uma capela, aberta à visitação pública.
No final de 1888, a Princesa Isabel visitou a basílica e ofertou à Santa, como pagamento de uma promessa, uma coroa de ouro cravejada de diamantes e rubis, juntamente com um manto azul, ricamente adornado.
Em 1904 a imagem foi coroada e adornada com a coroa e o manto presenteados pela Princesa e, em 16 de julho de 1930, foi proclamada Rainha do Brasil e sua Padroeira, por decreto do Papa Pio XI.
No último sábado pela manhã, dia 12 de outubro, dia de Nª Sª Aparecida, ao ver no facebook uma postagem sobre ela, pensei que seria interessante iniciar nossa Gira de Pretos Velhos naquele dia contando esta história e começarmos os trabalhos ao som da música 'Nossa Senhora', de Roberto Carlos.


Foi uma emoção muito grande ao sentirmos toda esta energia antes, durante e ao final dos trabalhos.

Salve Nossa Senhora da Aparecida!

Um comentário:

  1. Realmente é emocionante, quando for possível, visitem o Santuário. É um local mágico!!!

    ResponderExcluir