AVISO IMPORTANTE:

* Nossa casa fica em Porto Alegre (RS), Av. 21 de Abril, 1385, Vila Elizabeth, Bairro Sarandi. * Dia 4/3/23 não haverá Gira (trabalho externo) * Dia 11/3/23 voltamos ao horário normal das Giras de Pretos Velhos, aos sábados, 15h

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Iansã, Senhora dos Ventos!

Existem dois Orixás na Umbanda que não possuem reinos específicos, mas atuam em todos, que são Ogum e Iansã, através de suas energias e funções.
 Iansã corresponde a nossa necessidade de mudança,deslocamentos, transformações materiais.  Seu elemento é o ar na sua forma mais revolta. Muito comum associá-la além das tempestades, também a qualquer tipo de evento climático.
 Encontramos a energia de Iansã manifestando-se nas matas de Oxóssi através da ação dos ventos e da chuva e da função transformadora desta grande Mãe. São caboclos e caboclas que possuem a especialidade, a qualidade de descarga rápida e transformadora.
Transformar e renovar a natureza através do vento, que ela sabe manipular. O vento nem sempre é tão forte, mas, algumas vezes, forma-se uma tormenta, que provoca muita destruição e mudanças por onde passa, havendo uma reciclagem natural.
Normalmente, Iansã sopra a brisa, que, com sua doçura, espalha a criação, fazendo voar as sementes, que irão germinar na terra e fazer brotar uma nova vida.
Além disso, esse vento manso também é responsável pelo processo de evaporação de todas as águas da terra, atuando junto aos rios e mares. Esse fenômeno é vital para a renovação dos recursos naturais, que, ao provocar as chuvas, estarão fertilizando a terra.
Tem como símbolos principais o raio e a espada. O raio é o símbolo da Justiça Divina atuando no plano físico. A espada é o instrumento da Lei, que zela, protege e ampara a todos. Em um nível mais profundo e romântico, o raio é a força que ilumina a trevas do ego, iluminando assim, toda nossa sombra psíquica e mostrando-nos o caminho verdadeiro para a auto-realização espiritual. A espada é o símbolo da luta pessoal, do melhoramento, da morte dos próprios vícios e viciações.

Senhora dos Eguns (espíritos dos mortos), uma de suas atribuições é colher os seres fora-da-Lei e, com um de seus magnetismos, alterar todo o seu emocional, mental e consciência, para, só então, redirecioná-lo numa outra linha de evolução, que o aquietará e facilitará sua caminhada pela linha reta da evolução.
 Sua saudação é o Eparrei! (entoado de forma vibrante), som que faz referência ao barulho das trovoadas, além de ser uma saudação a força dos raios e tempestades. É um poderoso mantra de defesa espiritual, que pode ser vibrado mentalmente dentro do chacra frontal em situações de assédios e demandas espirituais.

Iansã/Sta.Bárbara
Tem o seu dia comemorado em 4 de dezembro por ter sido sincretizada no Rio de Janeiro com Santa Bárbara, e o dia da semana é quarta-feira, porque o Planeta Mercúrio (planeta do intelecto) rege este dia.

Características dos seus filhos: Podem ser irrequietos, mudança de pensamento (jogo de cintura), facilidade de falar, de se comunicar, de interagir. Propensos à educação, à orientação, não se deixando prender por tarefas rotineiras e repetitivas. Precisam colocar em prática a sua garra e impetuosidade diante do novo, como as nuvens nos céus que mudam constantemente de formato, moldando-os aos ventos.
Eparrei, minha Mãe!
(fontes: livros Umbanda, Mitos e Realidades de Mãe Yassan e Umbanda Pé no Chão de Ramatis)

11 comentários:

  1. linda adorei sou filha de iansa e tenho muito orgulho disso eparrei minha mae eparrei oia

    ResponderExcluir
  2. sou filha de iansã com muito orgulho

    ResponderExcluir
  3. SOUBE Á POUCO TEMPO QUE SOU FILHA DE IÃNSA, NÃO SABIA NADA SOBRE ELA, POIS ACREDITAVA SER FILHA DE OXUM. QDO SOUBE DE QUEM REALMENTE ERA FILHA RESOLVI PESQUISARE, ME IDENTIFICO POR COMPLETO. NÃO SEI COMO AINDA NÃO TINHAM ME DITO ISSO ANTES. EPARREI IÃNSA, EPARREI MINHA MÃE. SALVE!!!

    ResponderExcluir
  4. Sou filho de Iansão Eparrei oia Minha Mãe

    ResponderExcluir
  5. parabens pelo blog e por todo seu trabalho,que nossos guias abençõe a todos.

    ResponderExcluir
  6. Eparrei minha mãe Iansã sou sua filha e tenho muuuuito orgulho sei q com vc minha mãe tudo posso Eparrei minha mãe Iansã

    ResponderExcluir
  7. eu não sei de quem sou filho mas sempre me identifiquei muito com Iansã, na verdade queria saber se alguém conhece um terreiro em
    Brasília onde eu poderia saber mais sobre isso.
    obrigado.

    ResponderExcluir
  8. PORQUE ALGUNS DIZEM QUE DIA DE IANSÃ É TERÇA E NÃO QUARTA??????????

    ResponderExcluir
  9. Este Brasil é muito grande e a diversidade na Umbanda , por conta disso, é imensa, e isto se deve ao fato de que os escravos trazidos da África na época da escravidão no Brasil, vinham de várias nações africanas e foram espalhados por todo o território brasileiro. Daí que os costumes se misturaram e diversificaram. Por isso tantas diferenças, não só no dia da semana, como nas cores atribuídas a cada Orixá.

    ResponderExcluir
  10. EU DESCOBRI QUE SOU FILHA DE IANSÃ A POUCO TEMPO MAS ANO MINHA MÃE EPARREI MINHA MÃE AMOOOO

    ResponderExcluir