AVISO IMPORTANTE:

* Nossa casa fica em Porto Alegre (RS), Av. 21 de Abril, 1385, Vila Elizabeth, Bairro Sarandi. * Dia 4/3/23 não haverá Gira (trabalho externo) * Dia 11/3/23 voltamos ao horário normal das Giras de Pretos Velhos, aos sábados, 15h

segunda-feira, 11 de junho de 2012

QUEM NÃO É EXU

É só fazer uma pesquisa na Internet para encontrar uma enormidade de textos falando quem é Exu.
Aproveitando a proximidade da data em que fazemos nossas homenagens a esta poderosa Linha de Trabalho na Umbanda, vamos falar exatamente o contrário:
  • Exu na Umbanda NÃO é Orixá
  • Exu NÃO é o diabo
  • Exu NÃO tem chifres e pés de bode
  • Exu NÃO é um espírito das trevas, que realiza todos os desejos escusos
  • Exu NÃO recebe pagamento para executar a lei
  • Exu NÃO é vingativo e cruel
  • Exu NÃO precisa comer animais crus nem beber seu sangue
  • Exu NÃO bebe até deixar seus cavalos completamente embriagados
  • Exu NÃO fala palavrão nem ofende ninguém
  • Exu NÃO precisa de oferendas em encruzilhadas ou cemitérios
  • Exu NÃO trabalha para prejudicar quem quer que seja
  • Exu NÃO joga conversa fora, vai direto ao ponto
  • Exu NÃO exige de seus cavalos que se vistam com roupas coloridas para praticar a caridade
  • Exu NÃO é um espírito feio e deformado
  • Pomba Gira NÃO é prostituta
  • Pomba Gira NÃO trabalha sempre nua ou com os seios à mostra
  • Pomba Gira NÃO tira marido/esposa, namorado(a) de ninguém
  • Pomba Gira NÃO faz amarração
  • Pomba Gira NÃO pede jóias ou perfumes para realizar seu trabalho
  • Pomba Gira NÃO trabalha só para firmar ou desmanchar relacionamentos
Dia 13 de junho é o dia em que nos reunimos para homenagear e agradecer a esses espíritos, Exu e Pomba Gira, toda a proteção recebida durante o ano.


Alupo, Cumadres e Cumpadres!


Alupo Exu Caveira, que lidera o trabalho deste Povo em nossa Casa.


Que possamos ser sempre merecedores de sua proteção!



9 comentários:

  1. algumas coisas ai achei verdade o q vcs postaram,, e outras não! pomba gira, não separa ninguem! ela junta o homem com amulher! quem separa é exù,, algus exú fazem esses trabalhos!!! algumas coisas eu achei bestera ai nessa pagina d vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anderson!
      Existem "Exus" e Exus. Trabalhando na Umbanda (que é a utilização da magia para a Caridade) só se encontram os verdadeiros Exus, e não aqueles seres que, embora utilizando os seus nomes como fachada, são seres que habitam regiões trevosas e se dedicam ao mal. O problema, para o neófito, para a pessoa sem experiência é como identificar uma verdadeira casa de Umbanda. Quando o Caboclo das Sete Encruzilhadas fundou a Umbanda, ele lançou a base doutrinária sobre a qual se assentaria o novo culto. Predicou Ele, naquela ocasião, que a nova religião usaria roupa branca, não utilizaria matança de animais, não cobraria pelos trabalhos que realizasse e não faria uso da magia para o mal. Por que o Caboclo fez essas recomendações? Justamente porque havia outros seguimentos que praticavam essas coisas, e Ele queria estabelecer uma linha demarcatória entre a Umbanda e eles. Em vista disso tudo, fácil se torna saber se uma Casa pratica ou não a Umbanda: se transgride qualquer uma das determinações do Caboclo das Sete Encruzilhadas, realmente não pratica a Sagrada Umbanda. Cuida sempre isso, Anderson: o médium de Umbanda não vive da Umbanda; ele vive para a Umbanda. Dizendo-te isso, deduzir o resto é uma questão de lógica. Bom axé! Obrigado pela participação nesta página!

      Excluir
    2. Obrigada, Jair, pela resposta. Grande abraço irmão!

      Excluir
  2. Olá, Anderson! Acho que você leu errado. O texto diz claramente que Pomba Gira 'NÃO' tira marido/esposa de ninguém' e 'NÃO trabalha só para firmar e desmanchar relacionamentos'. Talvez este última tenha dado a entender que também faz isso, mas não foi a intenção. Quanto às demais coisas que vc achou besteira, na verdade é pq vai contra aquilo que vc acredita, não necessariamente que seja besteira. Mas respeitamos sua opinião. Por exemplo, discordamos quando você diz que alguns Exus fazem estes trabalhos, de separar casais. O verdadeiro Exu trabalha fazendo que a lei maior se cumpra, ou seja, se o grande Pai permitir, assim será, do contrário, nada feito.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Olá Anderson,
    infelizmente o homem deturpa em todas as religiões, não é diferente na umbanda.
    Tenho que concordar exu tira marido sim! aliás ele faz pior, o que vc não sabe é que "NÃO SÃO EXUS",são egus, Kiumbas se passando por uxus.
    EXU É GUARDIÃO!!!
    com certeza vc não colocaria alguém que não confiasse para guardar a sua casa; se não concorda me responda o seguinte: Como um Orixá iria "colocar" Exu como Guardião se ele não fosse confiável? Se ele se "vendesse" por um despacho, por cachaça, bichos, velas e outros absurdos que vemos nas encruzilhadas?
    Exu e Pomba Gira são espíritos em busca de evolução e compromissados com a espiritualidade superior. Agora, o que tem de obsessor que se faz passar por Exu e Pomba Gira não está no gibi! E a culpa é de quem? Dos médiuns invigilantes e trapaceiros! Que usam a sua mediunidade a serviço do astral inferior!
    na Umbanda não há matança de animal e nem trabalho de amarração. Não fazemos trabalhos para trazer a pessoa em "X" dias de volta. Fuja correndo de quem cobra por consultas ou trabalhos. Na Umbanda não existe nenhum tipo de cobrança.
    Não existe barganha na espiritualidade superior! Existe na inferior. Se você estiver disposto(a) a pagar o preço, que pague. Mas não diga que foi na Umbanda que você fez esse tipo de coisa. Mesmo que o dono do lugar se diga de Umbanda e se apresente como Pai no Santo.
    Umbanda é PAZ E AMOR.
    o conselho que te dou "vigie" estude, ore, busque direção espiritual e saiba que o verdadeiro tesouro esta em nossos corações,se não sabe onde ir não vá,siga sua intuição e evite lugares duvidosos.
    abraço fique em paz

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Tenho muita ligação com esse povo (Exú), comecei meu desenvolvimento mediunico antes dos 15 anos de idade, não foi fácil naquela época em que eu não compreendia a finalidade deles; aceitá-los não foi fácil. Mas concordo que exús / giras não trabalhem só para isso, eles vão muito além e quando eu aceitei de coração trabalhar com estas entidades roguei muito para que servisse de instrumento para o bem, para a caridade e para ajudar ao próximo. Sempre pedi que eles não trabalhaessem para o mal e fui atendida! Acredito no poder deles, acredito que possam auxiliar as pessoas e tenho dó de quem só os veja como entidades "malignas". Repito, como instrumentos deles também devemos ajudá-los no processo evolutivo, não servindo de canal para que se faça o mal.

    ResponderExcluir
  5. engracado aqui diz que pomba gira nao fala palvroes e nao ofendi a ninguem. mais nao eh o que parece, ouvi um acontecido teve uma tal mulher que se dizia estar em corporada com dona sete saias, ela estava falando algo comigo pelo fato de minha mae me olhar ela se virou e comecou a falar que sabia que minha mae eh meu sangue, pra ela abaixar a crista sua puta fuleira ta pensando que vc eh o que sua puta e subiu quero tipo agredir minha mae ve a hora ela tacar a taca de vinho na cara da minha mae.. isso nao tem explicacao se elas nao ofendi ninguem o que foi isso.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Laene!
    Então, como diz o texto, não era uma Pomba Gira de Umbanda. Era um espírito feminino, ainda com muita coisa a aprender, usando o nome de Pomba Gira.

    ResponderExcluir
  7. BOA NOITE LAENE TUDO BEM? PELO OQUE ENTENDI TENHO DUAS OPINIÃO OU ESSA SENHORA NÃO ESTAVA ENCORPORADA OU ELA ESTAVA COM UM ESPIRITO OBSCURO ENCOSTADO NELA . É OQUE CHAMAMOS DE KIUMBAS ESPIRITOS DAS TREVAS QUE SE PASSAM POR ENTIDADES. EU NÃO ACREDITO QUE ESSA SENHORA ESTAVA ENCORPORADA ELA ESTAVA FINGINDO PORQUE NEM OS KIUMBAS XINGAM OU OFENDEM ALGUEM .ELES TE INCENTIVAM Á SEDER AO MAU. BJS E MUITO AXÉ PRA VC E SUA FAMILIA

    ResponderExcluir