AVISO IMPORTANTE:

* Nossa casa fica em Porto Alegre (RS), Av. 21 de Abril, 1385, Vila Elizabeth, Bairro Sarandi. * Dia 4/3/23 não haverá Gira (trabalho externo) * Dia 11/3/23 voltamos ao horário normal das Giras de Pretos Velhos, aos sábados, 15h

quinta-feira, 5 de abril de 2012

A Páscoa para os Umbandistas



Sendo a Umbanda uma religião Cristã (embora muitos discordem disto), nós Umbandistas também celebramos a Páscoa, principalmente porque ela nos remete à ressurreição de Cristo, que em nossa interpretação nada mais é do que a materialização do seu espírito com o intuito de consolar a todos e mostrar que a vida não termina com a morte do corpo carnal.
Mais do que uma data a ser comemorada na matéria, através do consumismo exacerbado, a Páscoa deve ser um período de reflexão, onde devemos repensar nossos valores e reafirmar a nossa fé.
Houve um tempo em que eu aguardava a Páscoa com ansiedade, na expectativa do ninho de chocolates que o coelinho ia deixar e não comia carne vermelha na Sexta-Feira Santa, porque assim é que tinha que ser.
Mais tarde, já dona do meu nariz, não me importava em comer carne vermelha neste dia, visto que 'não era católica'.
Hoje, Umbandista convicta, tenho excelentes motivos para não comer carne vermelha em dias de trabalho (o que atualmente se dá pelo menos quatro vezes por semana) e, sendo um deles a Sexta-Feira, assim será neste feriado. Não pelo sentido simbólico deste dia, mas porque acredito que o trabalho flui melhor sem esta energia no meu aparelho digestivo e, por consequência, no meu campo energético.
Algumas casas de Umbanda fecham no período da Quaresma, outros grupos Umbandistas recomendam não consumir carne vermelha na Semana Santa, outros ainda não trabalham com o Povo da Rua, cada um baseado em suas convicções, as quais respeitamos.
Nós, da Casa Pai Joaquim de Cambinda, acreditamos que a prática da caridade não escolhe dia e hora para acontecer. Acreditamos que evitar o consumo de carne vermelha deve ser a meta de todo Umbandista e que na Umbanda, sem Exu não se faz nada.
Vamos atender normalmente com os Pretos Velhos neste sábado e, se necessário, com as Crianças, com o Povo da Rua, com os Caboclos, Ciganos, Tropeiros, Orientais e qualquer outra falange cuja energia for solicitada. 


Feliz Páscoa a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário